Bolsas para laptop, decorações para casa de lixo
Já pensou em transformar o lixo em produtos finos usados dentro e fora de casa?
É exatamente isso que um designer de produto e empresário de 22 anos está fazendo – transformando lixo em bolsas para laptop, artigos de papelaria e decoração de casa.
Suresh Vikhash iniciou o projeto como um empreendimento criativo destinado a reduzir o lixo cada vez maior, o que representa um grande problema para as autoridades civis e o público da cidade.
“Uma das maneiras de resolver o problema é reutilizar um produto, aumentando assim sua vida útil, o que é essencialmente chamado de upcycling”, disse Vikhash, que se formou na Srishti School of Art, Design and Technology, com sede em Bangalore.
“Eu estava constantemente explorando a criação de produtos de qualidade que destroem completamente as noções de lixo e, em vez disso, fornecem produtos duráveis centrados na utilidade que acreditamos que podem substituir facilmente qualquer coisa que você compre em estilo, design e vida”, disse ele.
A matéria-prima usada para os produtos vem de todas as coisas jogadas fora – desde embalagens tetra até pacotes de batatas fritas e pequenos pedaços de roupa.
“E a linha de produtos é tão diversa – bolsas para laptop multiuso, bolsas de estilingue, carteiras, itens estacionários como canetas, caixas de lápis, molduras, arquivos e produtos tecidos para decoração de casa usando fibras naturais”, disse Vikhash.
“Você tem que ver para acreditar e não, nada cheira”, disse Vikhash enquanto exibia seus produtos para os quais muitas casas corporativas, incluindo a Wipro, fizeram pedidos. Vikhash, que trabalha neste campo há mais de um ano, acredita que suas soluções inovadoras para lidar com a gestão de resíduos podem capacitar os menos favorecidos.
Ele está em processo de lançamento de uma empresa ‘Thunk’ com Rs 10 lakh como investimento inicial e onde todos os acionistas envolvidos se tornarão acionistas.
A Vikhash espera lançar os produtos no mercado no Dia Mundial do Meio Ambiente, que cai em 5 de junho.
Inicialmente, dez produtos chegarão ao mercado, que serão aumentados para 20, dependendo da demanda de clientes como cafeterias e empresas de TI, disse.
“Comecei a lidar principalmente com três aspectos da vida na cidade que, de outra forma, poderiam facilmente passar despercebidos. Usar resíduos domésticos, industriais e naturais para aumentar a vida útil dos produtos – também conhecido como abordagem de design do berço ao berço”, disse ele.
A empresa forneceria e capacitaria a subsistência dos desprivilegiados – moradores de favelas, SHGs e pacientes com HIV e colaboraria e co-criaria com especialistas e partes interessadas, incluindo proprietários de teares elétricos, disse Vikhash.
Para as matérias-primas, Vikhash disse que organizou catadores de trapos e ONGs.
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